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Seminário Nacional de Educação Profissional debate futuro do ensino técnico

  • 12 de abril de 2023

CRT-04 participou de evento, promovido pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), que discutiu medidas para fortalecer o ensino técnico no Brasil e debateu os critérios para a certificação por competência.

O primeiro Seminário Nacional de Educação Profissional, organizado pela Comissão de Educação e Exercício Profissional (CEEP) do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT), foi realizado nos dias 11 e 12 de abril, em Brasília-DF.

O evento discutiu medidas para fortalecer o ensino técnico no Brasil, assim como debateu critérios para a certificação por competência. O público-alvo era formado por presidentes, diretores, conselheiro e comissões regionais de educação do Sistema CFT/CRTs.

Palestras e troca de experiências

O Seminário Nacional de Educação Profissional apresentou uma ampla programação com palestras ministradas por autoridades governamentais, representantes da indústria nacional, de escolas técnicas e de conselhos de educação.

Dentre os temas aprofundados estiveram a certificação por competência na visão do MEC, abordada por Getúlio Marques Ferreira, Secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação. Outro tema contemplado foi a experiência de certificação por competências pelo SENAI/CNI e perspectivas para os técnicos industriais para os próximos anos, na palestra de Marilza Machado Regattieri, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/CNI.

As exigências e os processos utilizados pelos Conselhos Estaduais de Educação no credenciamento e autorização de escolas na certificação por competência foram o tema da explanação de Ricardo Tonassi Souto, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ).

A experiência de educação técnica no caso da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi apresentada por Ramon Fernando Hans (diretor executivo da instituição, localizada no Rio Grande do Sul).

Ações para o futuro

O secretário de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Inácio Arruda,  formado em Eletrotécnica, prestigiou o seminário e afirmou que as proposições formuladas nestes dois dias de debate serão recebidas com muita satisfação pelo Ministério, visto que é fundamental garantir uma formação de qualidade para o técnico industrial.

Durante o evento, um dos objetivos foi lançar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, com a presença de senadores, deputados federais e demais autoridades.

O seminário também dedicou um período à Carta de Brasília, com debate e elaboração de propostas, moderada pelo presidente do CFT, Solomar Rockembach.

Participação do CRT-04

Durante o seminário, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região (CRT-04) foi representado por seu diretor de Fiscalização e Normas, Alexandre Fernandes Santos, e pelos membros da comissão de educação e disciplina: Marcia Cristina Fernandes Santos, Lucimeri Döge Siewert, Hamilton Effting, Márcio Meneghel, André Lucas Eclache do Amaral e Paulo Henrique Rossi.

O CRT-04 destaca a importância de eventos como este para aprofundar o debate em torno do ensino profissionalizante e propor ações práticas para defender pautas relevantes à categoria, visto que a educação de qualidade é indispensável para o bom desempenho dos técnicos industriais que prestam serviços à sociedade e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país.

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O evento discutiu medidas para fortalecer o ensino técnico no Brasil, assim como debateu critérios para a certificação por competência. O público-alvo era formado por presidentes, diretores, conselheiro e comissões regionais de educação do Sistema CFT/CRTs.

Palestras e troca de experiências

O Seminário Nacional de Educação Profissional apresentou uma ampla programação com palestras ministradas por autoridades governamentais, representantes da indústria nacional, de escolas técnicas e de conselhos de educação.

Dentre os temas aprofundados estiveram a certificação por competência na visão do MEC, abordada por Getúlio Marques Ferreira, Secretário de Educação Profissional do Ministério da Educação. Outro tema contemplado foi a experiência de certificação por competências pelo SENAI/CNI e perspectivas para os técnicos industriais para os próximos anos, na palestra de Marilza Machado Regattieri, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI/CNI.

As exigências e os processos utilizados pelos Conselhos Estaduais de Educação no credenciamento e autorização de escolas na certificação por competência foram o tema da explanação de Ricardo Tonassi Souto, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação (Foncede) e do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ).

A experiência de educação técnica no caso da Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha foi apresentada por Ramon Fernando Hans (diretor executivo da instituição, localizada no Rio Grande do Sul).

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Durante o evento, um dos objetivos foi lançar a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Ensino Técnico e Profissionalizante, com a presença de senadores, deputados federais e demais autoridades.

O seminário também dedicou um período à Carta de Brasília, com debate e elaboração de propostas, moderada pelo presidente do CFT, Solomar Rockembach.

Participação do CRT-04

Durante o seminário, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região (CRT-04) foi representado por seu diretor de Fiscalização e Normas, Alexandre Fernandes Santos, e pelos membros da comissão de educação e disciplina: Marcia Cristina Fernandes Santos, Lucimeri Döge Siewert, Hamilton Effting, Márcio Meneghel, André Lucas Eclache do Amaral e Paulo Henrique Rossi.

O CRT-04 destaca a importância de eventos como este para aprofundar o debate em torno do ensino profissionalizante e propor ações práticas para defender pautas relevantes à categoria, visto que a educação de qualidade é indispensável para o bom desempenho dos técnicos industriais que prestam serviços à sociedade e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico do país.

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