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I Jornada da Integração CRT-04/Escolas aborda os rumos do ensino técnico e do mercado de trabalho

  • 10 de novembro de 2023

O Conselho Regional de Técnicos Industriais da 4ª Região (CRT-04) promoveu a primeira Jornada da Integração CRT-04/Escolas, nesta sexta-feira (10/11/23), no auditório do IFSC, no Câmpus São José-SC. O evento apresentou palestras diversificadas e trabalhos de iniciação científica na área técnica que enriqueceram o debate na área de educação e ensino técnico.

A abertura do evento foi marcada pela execução do hino nacional, seguido por um pronunciamento do presidente Waldir A. Rosa, que saudou todos os presentes e ressaltou o compromisso do CRT-04 com a valorização do ensino técnico e a formação de qualidade para os futuros técnicos industriais. Ele falou sobre a importância de que eventos como este sejam um espaço de aprofundamento e diálogo construtivo para que se possa pensar de maneira interdisciplinar o fortalecimento da educação.

A primeira explanação foi realizada pelo estudante Arthur Rothenburg, acompanhado pelo professor Maycon Lourenço, estudante da Escola Eureka, de Cascavel-PR, que apresentaram o “Projeto Phocus: Tecnologia a partir da realidade virtual para auxílio no tratamento dos transtornos de ansiedade”. Ao abordar a importância da iniciação científica, o jovem afirmou: “o técnico industrial é fundamental para o avanço da ciência brasileira atual, pois conhece a ciência aplicada em si”.

Ao perceber o alto índice de transtornos de ansiedade em jovens e inclusive baseado em sua própria experiência de aracnofobia, Maycon começou  a desenvolver seu projeto de pesquisa.  Ao utilizar a realidade virtual, baseado na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), o projeto propõe a exposição gradual e controlada do paciente diante de sua fobia de maneira terapêutica. O jovem pesquisador desenvolveu um software interativo, cuja parte estrutural é um modelo de óculos de realidade virtual, desenvolvido a partir da impressão 3D. Durante a pesquisa, também foi desenvolvido um projeto digital, no qual são disponibilizados vários vídeos em realidade virtual para auxiliar o paciente durante o seu tratamento.

Em sua palestra, intitulada “O perfil do futuro profissional técnico industrial do futuro no mercado de trabalho”, o professor Paulo Rolim apresentou um recorrido histórico sobre a evolução do mercado de trabalho na área industrial, os conceitos da indústria 4.0, e o perfil do profissional do futuro, dentre outros tópicos. O palestrante abordou a importância da sustentabilidade e da responsabilidade na atuação profissional dos técnicos industriais, falando sobre a gestão consciente de resíduos e citando exemplos de materiais ecológicos utilizados na construção.

A utilização da tecnologia e da inteligência artificial no ensino técnico e na área industrial foram tema da palestra do professor Adolfo Lino de Araújo (técnico em agrimensura, IFSC): “Os desafios da formação técnica frente às transformações tecnológicas”. Sobre o tema, o palestrante afirma que não há respostas definitivas, apenas perguntas e reflexões em um cenário de sucessivas transformações.

Para ele, o profissional do futuro é o que está por dentro dessas mudanças e que se mantém constantemente se atualizando. Adolfo Lino também abordou a falta de técnicos no mercado de trabalho no Brasil e o quanto a valorização é muito maior em países europeus, por exemplo, o ensino técnico.

Na palestra de encerramento da I Jornada de Integração CRT-04/Escolas, a professora Dayane G. Domingos falou sobre a importância de os alunos do ensino técnico se prepararem para o mercado de trabalho: “O Poder Transformador do Mundo do Trabalho no Ensino Médio Técnico”.

Durante a explanação, ela utilizou como exemplo a disciplina interdisciplinar “Mundo do Trabalho”, que está transformando o aprendizado industrial no SENAI. Dayane abordou a importância de que a escola incentive o desenvolvimento do autoconhecimento, das soft skills e da capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, um diferencial é propor um projeto de vida e carreira, desenvolvendo um planejamento metódico em ações práticas e o conhecimento sobre empreendedorismo.

Durante o encerramento, o presidente do CRT-04 Waldir A. Rosa, acompanhado do vice-presidente Lúcio Ferreira Scheidt e do diretor administrativo Márcio Gamba, reforçou a missão do CRT-04 em lutar por uma educação técnica de qualidade para formar bons profissionais. Dessa forma, o Conselho está cumprindo com seu papel de prezar pela proteção da sociedade.

A Jornada da Integração CRT-04/Escolas continua disponível no nosso canal do YouTube.

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A abertura do evento foi marcada pela execução do hino nacional, seguido por um pronunciamento do presidente Waldir A. Rosa, que saudou todos os presentes e ressaltou o compromisso do CRT-04 com a valorização do ensino técnico e a formação de qualidade para os futuros técnicos industriais. Ele falou sobre a importância de que eventos como este sejam um espaço de aprofundamento e diálogo construtivo para que se possa pensar de maneira interdisciplinar o fortalecimento da educação.

A primeira explanação foi realizada pelo estudante Arthur Rothenburg, acompanhado pelo professor Maycon Lourenço, estudante da Escola Eureka, de Cascavel-PR, que apresentaram o “Projeto Phocus: Tecnologia a partir da realidade virtual para auxílio no tratamento dos transtornos de ansiedade”. Ao abordar a importância da iniciação científica, o jovem afirmou: “o técnico industrial é fundamental para o avanço da ciência brasileira atual, pois conhece a ciência aplicada em si”.

Ao perceber o alto índice de transtornos de ansiedade em jovens e inclusive baseado em sua própria experiência de aracnofobia, Maycon começou  a desenvolver seu projeto de pesquisa.  Ao utilizar a realidade virtual, baseado na Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), o projeto propõe a exposição gradual e controlada do paciente diante de sua fobia de maneira terapêutica. O jovem pesquisador desenvolveu um software interativo, cuja parte estrutural é um modelo de óculos de realidade virtual, desenvolvido a partir da impressão 3D. Durante a pesquisa, também foi desenvolvido um projeto digital, no qual são disponibilizados vários vídeos em realidade virtual para auxiliar o paciente durante o seu tratamento.

Em sua palestra, intitulada “O perfil do futuro profissional técnico industrial do futuro no mercado de trabalho”, o professor Paulo Rolim apresentou um recorrido histórico sobre a evolução do mercado de trabalho na área industrial, os conceitos da indústria 4.0, e o perfil do profissional do futuro, dentre outros tópicos. O palestrante abordou a importância da sustentabilidade e da responsabilidade na atuação profissional dos técnicos industriais, falando sobre a gestão consciente de resíduos e citando exemplos de materiais ecológicos utilizados na construção.

A utilização da tecnologia e da inteligência artificial no ensino técnico e na área industrial foram tema da palestra do professor Adolfo Lino de Araújo (técnico em agrimensura, IFSC): “Os desafios da formação técnica frente às transformações tecnológicas”. Sobre o tema, o palestrante afirma que não há respostas definitivas, apenas perguntas e reflexões em um cenário de sucessivas transformações.

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Durante a explanação, ela utilizou como exemplo a disciplina interdisciplinar “Mundo do Trabalho”, que está transformando o aprendizado industrial no SENAI. Dayane abordou a importância de que a escola incentive o desenvolvimento do autoconhecimento, das soft skills e da capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, um diferencial é propor um projeto de vida e carreira, desenvolvendo um planejamento metódico em ações práticas e o conhecimento sobre empreendedorismo.

Durante o encerramento, o presidente do CRT-04 Waldir A. Rosa, acompanhado do vice-presidente Lúcio Ferreira Scheidt e do diretor administrativo Márcio Gamba, reforçou a missão do CRT-04 em lutar por uma educação técnica de qualidade para formar bons profissionais. Dessa forma, o Conselho está cumprindo com seu papel de prezar pela proteção da sociedade.

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