Nos dias 11 e 12/04, foi realizada a 32ª Sessão Plenária Ordinária do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 4ª Região, em Curitiba-PR. Na ocasião, os diretores e os conselheiros do CRT-04 se reuniram para deliberar sobre temas referentes às atividades finalísticas, à expansão e ao aprimoramento dos serviços prestados pela autarquia. Também estiveram presentes, representando o CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais), o diretor financeiro, José Carlos Coutinho, e o diretor de fiscalização e normas, Bernardino José Gomes, além do conselheiro federal pelo Estado do Paraná, Luiz Antônio Tomaz de Lima.
Na ocasião foi aprovado o novo Regimento Interno do CRT-04. O documento é um instrumento que consolida as normas que regulamentam o funcionamento desse órgão público, contemplando a estrutura administrativa, as competências, os níveis hierárquicos e as regras gerais de funcionamento.
Dentre os temas abordados, estiveram a apreciação dos relatos das comissões permanentes e nova composição dessas, ao dividir a Comissão de Educação e Exercício Profissional em duas. Dessa forma, o Conselho passa a ter cinco comissões: Comissão de Educação; Comissão de Exercício Profissional; Comissão de Ética, Disciplina e Conduta; Comissão de Fiscalização e Comissão de Tomada de Contas.
Além disso, foi abordada a criação da Comissão Eleitoral, que está prevista na legislação. A comissão será formada e atuará de acordo com as diretrizes do Conselho Federal dos Técnicos Industriais.
Durante a plenária, foi apresentada a proposta da primeira reformulação orçamentária de 2024, explicada pela equipe de contadores da autarquia, que mostrou detalhes das receitas e despesas, assim como ressaltou o princípio da economicidade na gestão pública. A proposta foi aprovada por unanimidade.
A reunião foi muito produtiva, ao contar com debates que enriqueceram as decisões tomadas pelo colegiado. Os presentes tiveram a oportunidade de compartilhar ideias, sanar dúvidas e suscitar um diálogo construtivo. De acordo com o presidente do CRT-04, Waldir A. Rosa, “os resultados da 32ª Plenária mostram a confiança no atual trabalho que está sendo realizado, com a aprovação de importantes instrumentos para o prosseguimento dos serviços prestados pelo Conselho, como o novo regimento interno e a reformulação orçamentária. Cada vez mais, esta autarquia está aprimorando sua gestão pública.”